domingo, 8 de outubro de 2017

O voo da borboleta



Resultado de imagem para piscina em formato de borboleta
O VOO DA BORBOLETA

  Segundo a literatura, existem quatro tipos de nados: costa, peito, crawl e borboleta. Se você conhece um mínimo de natação, costa não precisa explicar, né? Parto do princípio de que peito você também sabe o que é! Já o crawl,... Bem, pelo termo você já viu que ainda não resolveram “aportuguesar”. Pudera! Seria algo como “rastejar”(?). Logo, dispenso-me de tentar explicar minimamente, mesmo porque eu até consegui entender a razão, mas não vejo a mínima coerência. Por último, o borboleta...

  Acredito que o borboleta é porque alguém achou que era parecido com o movimento dela. Mas outros também acham que parece um golfinho,... O certo é que ficou borboleta e pronto! 

  Sou ruim em todos eles (mal, mal, o “cachorrinho”). Mas se tivesse que escolher, acho que o último seria o borboleta. Aliás, creio que não só eu, já que observo se tratar, frequentemente, daquele onde tem menos nadadores inscritos. Como dizem os especialistas: forte, gracioso e complexo. Bem executado é lindo, já sem a devida técnica,...

  Pois bem! Uma de minhas filhas, embora com 12 (doze) anos, já é “veterana” na natação! Considero que ela “passeia” bem pelos quatro nados. É atleta federada pelo Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral. Porém, contra (quase) todas as solicitações, recomendações e prognósticos, “sobrevive” nadando “apenas” às terças, quintas e, quase sempre, aos sábados! 

  Logo, a sua carga de piscina é pequena se considerarmos o geral. Por ela, a propósito, seria ainda menor, mas o seu técnico, Marcos, não deixa ( - tem que nadar, Laís!)... Então, porque apesar de tudo, o “borboleta”, no momento, parece ser o que “está mais voando”?

  Nitidamente lhe “falta força”! 

  Ora, mas as borboletas são fortes? Sei lá. Vai que são! Mas, induvidosamente, não lhes falta graça e beleza no seu “nado” aéreo.

  Ao menos para mim, portanto, é isso: a falta de força vai sendo compensada, de alguma forma, pela enorme graciosidade de seu voo. Por enquanto vai conseguindo voar até bem assim. Aliás, hoje, conseguiu voar significativamente mais rápido, alcançando, ao menos momentaneamente, o posto de borboleta petiz mais rápida do país. 

  Um voo de arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário