sábado, 9 de abril de 2016

Álvares Cabral




ÁLVARES CABRAL 


  Hoje é dia 04.08.2015. Começo mais um trecho da maratona que se iniciou já há alguns anos.

  Desta vez é o Heitor, beirando os cinco anos de idade, que ainda em época de engraçadas travessuras, levo para uma grande “travessia”, com o início de suas aulas de natação no Clube de Natação e Regatas Álvares Cabral.

  É o sexto dos seis filhos, sendo que esse mesmo procedimento ocorreu com os outros irmãos, dos quais, atualmente, a quarta integra a equipe de natação do Clube, na modalidade mirim II e a quinta frequenta a “escolinha”.

  - E os outros três? 

  - Bem lembrado! Os três primeiros seguem as suas vidas, após um mínimo de cinco anos nessa atividade, depois facultativa, embora continue obrigatório o esporte na sequência de suas existências. 

  Para mim, confesso - embora torcendo que não interfira na majoração dos custos – isso não tem preço, porém, um imenso valor!

  Sinceramente, o que tenho grande dúvidas é se o meu processo de “filhosofia” tivesse se iniciado uns dez anos após, conseguiria proporcionar esse objetivo, que considero tão especial e que, obviamente com o aval da esposa, busquei proporcionar para todos eles.

  O fundado receio se deve à forma como essas centenárias estruturas vão sucumbindo perante outras “causas modernas”, cada vez mais “concretas” no dia a dia. 

  É!!!! “Talvez eu seja o último romântico no litoral desse oceano atlântico”!

  Acreditem que no meio desse processo, quando percebi, depois de outros ensaios, um movimento “bem mais concreto” em direção à cabralística estrutura, por volta dos idos de 2009, num esforço meramente simbólico - aliás, nesse cenário, as armas de defesa costumam não guardar mínima paridade com o arsenal contrário - adquiri um título de sócio do clube, comprometendo-me a mantê-lo - olha aí o ultrapassado “romantismo” de novo - por todos os anos da minha vida! 

  Bem, é isso!

  Esse Clube cumpre uma função social inigualável ao longo de várias décadas! Imagine que no meu caso pegou todos os meus filhos ainda pequenos, ensinou-os a nadar muito bem, deu-lhes várias medalhas, preencheu parte dos seus tempos com prática extremamente saudável, contribuiu para o desenvolvimento corporal e mental, auxiliou no processo estudantil, disseminou amizades etc.

  E olha que eu estou me referindo apenas à natação! Ou seja, fora os outros esportes e à vida social que o Clube proporciona.

 Sinceramente, diante de todas as transformações que vem ocorrendo no mundo, especialmente no que tange à criação dos nossos filhos, de maneira geral, a manutenção e, até mesmo, uma sonhada proliferação de estruturas como essa, nunca foi tão fundamental.

 Queria, portanto, que não fosse necessário serem “heróis da resistência” para que conseguissem levar adiante essa empreitada, o que sei, é extremamente difícil.

  De qualquer forma - olha aí o esforço meramente simbólico mais uma vez - faço questão de externar este agradecimento a todos aqueles que ao longo dos anos, criando e mantendo viva essa saudável estrutura, tornaram possível a mim proporcioná-la aos meus filhos em seu processo de vida. 

  Sabendo que posso estar pedindo demais, especialmente diante dos obstáculos que aparecem, de qualquer forma, não custa solicitar que, na medida do possível, velem com todas as energias pela manutenção dessa insubstituível Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário