segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Cinco horas e meias

                                                      
CINCO HORAS E MEIAS 

Estou de férias. E férias é período de descanso, não é mesmo? 

Pois bem, no meu caso, o principal descanso que necessito é da mente e, embora para muitos possa parecer estranho, o modo que mais consigo "repousá-la" é quase esgotando o corpo com a prática de corridas. Doido, né!? Vá entender! 

A propósito, como necessito especialmente da compreensão da minha família, enquanto apenas acho que ela me entende, tenho certeza de que ela me aceita e apóia, sendo isto fundamental para seguir por tantos anos desta forma. 

Certo é que o momento se mostra adequado para pôr em prática um projeto que tenho em mente há alguns anos, embora não possa ser na distância que planejara. Daí que hoje, segunda-feira, dia 08.10, iniciei, saindo de casa, em Vitória, com chegada em frente ao Ministério Público da Serra, num percurso de cerca de 22 km. 

Amanhã, terça, a meta é da Serra a Fundão, até as imediações do km 229, o que resulta em cerca de 27 kms; na quarta, até o km 203, em João Neiva; na quinta, até a pamonharia da roça, em aracruz, km 177. E na sexta, dia de Nossa Senhora Aparecida, até Linhares, com ponto de chegada ainda a ser definido, mas, por volta do km 150. Logo, o total do percurso é de cerca de 130 km, que dividido por cinco dias dá uma média de 26 km diários. 

Pouquíssimas pessoas sabiam disso por dois motivos: 1) é algo muito pessoal! 2) Sinceramente, embora já tenha algumas maratonas no currículo, tinha e ainda tenho muitas dúvidas se conseguirei chegar ao final, especialmente devido a algumas "reclamações" dos joelhos, tendo ouvido "gritos" dos mesmos já quando souberam o que eu pretendia fazer nestes cinco dias seguidos, pois, há alguns anos, forçosamente, tive que reduzir a carga de treinos, inserir atividades de pilates, dentre outras formas de adaptação, para continuar com a prática desportiva. 

Ah, o título! Porque cinco horas e meias? Cinco horas (ou um pouquinho antes) é o horário que rotineiramente faço as minhas corridas, nestes mais de trinta anos dedicados às atividades. Não abro mão (e nem a rotina puxada me concederia a oportunidade de alterar o horário) e, realmente, me sinto privilegiado em acordar cedo, assistir aos partos diários do sol, quando a lua lhe entrega o bastão para continuar essa ininterrupta maratona de revezamento. Já meias é a referência que faço às meias maratonas, tendo em vista que em nenhum dia a distância a ser percorrida será menor do que 21.097,5 metros, aliás, o que seria ótimo, pois, ao invés de cerca de 130 km, cairia para algo em torno de 105 km. 

Mas não coincidiriam os pontos de parada e nem o local de chegada, o município de Linhares. A propósito, oriento aos que ainda não sabem, que procurem se inteirar porque a distância de uma maratona é de exatos 42.195 metros. Guardadas as proporções, no meu caso, é como se mudasse a distância da meia maratona, mas jamais o ponto de chegada, que é Linhares! 

E porque torno pública a aventura, ainda no primeiro dia, quando foi percorrido menos de 1/5 do percurso, quando todas as incertezas batem à porta? É que o meu irmão, Tião, que mora em Linhares, foi um dos poucos a saberem do meu intento e, expansivo como só, cuidou em "chutar o pau da baraca", transformando a minha recôndita corrida em um "evento" para o qual outros "malucos", "maluquinhos" e "malucões", ao que me foi informado, pensam em estar comigo no último trecho ou em parte dele. 

Era tudo o que eu não queria! Pois, agora, além da minha imensurável vontade, surgiu compromisso! E não vejo como "correr" dele! 

Enfim, quando a intenção é boa, sempre restará, independentemente de qual seja o final dela, uma boa história para contar! 

E que seja feita a Vossa vontade, amém! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário