quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O tuk tuk chegou! Você sabia?


TUK TUK CHEGOU! VOCÊ SABIA? 

Como uma mesma notícia tem potencial de ser replicada várias vezes, dependendo do interesse, tomei ciência na data de ontem, através de vários veículos de comunicação, que a partir de hoje, dia 29.01.2020, começa a ser oferecido no país, mais precisamente no município de Vitória, o serviço de transporte através de tuk tuk, veículo esse que tem como base uma motocicleta e é muito comum na Ásia. 

Como principais atrativos, a promessa de que será mais barato do que os atuais serviços disponibilizados pela mesma e gigantesca plataforma digital que o fornecerá, além, óbvio, de mais uma opção de renda para os chamados "motoristas parceiros". 

E geralmente é assim! Surgem da noite para o dia, trazem o brilho próprio da novidade, além dos supostos benefícios que irão proporcionar. Ocorre que se mesmo o melhor remédio tem efeitos colaterais, obviamente, não deve ser descartada tal possibilidade no que concerne a esse tipo de novidade. 

Parece estranho que algo com perspectiva de tamanho impacto na vida de uma cidade, à semelhança de um projeto piloto, com enorme probabilidade de expansão para outras áreas do país, seja amplamente noticiado apenas na véspera do dia em que já irá começar a funcionar, como ao menos parece ter ocorrido no caso presente. 

Como o poder público é o gestor das várias políticas diretamente afetas ao assunto, incumbindo ao mesmo o necessário cuidado antes de avalizar a operação de serviços dessa natureza, espero que o mesmo não se mostre tão surpresado quanto eu, mesmo porque, caso contrário, será aquela velha história de agir, se for o caso de atuação, depois de efeitos concretos já produzidos, o que não é o ideal, daí, quanto antes melhor. 

Enfim, está certo que "o futuro é uma astronave que (apenas) tentamos pilotar", sendo que "nessa estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá". Mas como "o fim dela ninguém sabe bem ao certo onde vai dar", torço e espero que ao menos tenha pedido licença para "mudar nossa vida", já que o convite já foi feito para, depois, "rir ou chorar".


Nenhum comentário:

Postar um comentário