sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Cabeça de chave



CABEÇA DE CHAVE 

   Estávamos eu e o meu filho mais novo, de 6 anos, assistindo a um programa esportivo, quando o comentarista explicou: 

   - Já que Fulano é o cabeça de chave 1 e Beltrano o cabeça de chave 2, se eles forem avançando em seus jogos, somente se encontrarão na final. 

   Simples, né? 

   Não para uma criança na idade de meu filho, obviamente! 

   - Pai, o que é cabeça de chave? 

   Xiiii!!! Ah esse nosso português! 

   Explicaria a ele a diferença entre chave e “chave”? Entre a cabeça e “o cabeça” (aliás, devo começar explicando para o meu computador, pois ele me alerta para “o cabeça”, grifando-o)? 

   Melhor não! Uma criança, geralmente, não quer uma resposta exatamente certa. Nem com muitos detalhes. Quer apenas uma resposta. 

   Aproveitando a ocasião para ficar um pouco mais precavido com estes termos que são tão comuns para os adultos, porém, nem tanto para as crianças, na oportunidade, resolvi que lhe explicaria que era chamado de cabeça de chave porque era o melhor. Mas cabeça não significa que é melhor, apenas, fica acima do resto do corpo, logo... 

   Imagina se ele fica com isso “na cabeça” e amanhã me pergunta sobre cabeça de alho, “cabeça de bagre”,... 

   Quer saber de uma coisa? - Ah Heitor, que tal você desenhar aquilo que você entende por cabeça de chave, enquanto eu assisto o jogo? 

   Ele topou. E precisou me explicar o desenho, obviamente. Segundo ele era um jogador com uma chave na cabeça! 

   Está ótimo! 

   Fim do jogo, o cabeça de chave perdeu... 

   Melhor assim! Ufa!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário