domingo, 30 de outubro de 2022

Faça você a vez

 FAÇA VOCÊ A VEZ!

No dia seguinte haveria, seguramente, uma das mais importantes eleições de todos os tempos no Brasil: Lula x Bolsonaro!

Independentemente de quem realmente estava ou não com alguma vantagem sobre o outro, certo mesmo é que, politicamente, o país estava literalmente dividido entre dois extremos! Ou seja, a vitória de um será a "glória" para parcela da população que torce fervorosamente para aquele, enquanto a derrota, para outros, significará um "caos"...

Tem, obviamente, aqueles cuja opção não seria nem por um e nem pelo outro,... No fundo, acredito que esses "vibrarão menos", mas, também, "sofrerão menos", já que, apesar de não se sentirem vitoriosos, também não se sentirão tão fragorosamente derrotados...

A verdade é que o país estaria muito melhor, seja qual deles for o eleito, se fincado em uma "política de estado", ou seja, planejamento e balizas mais duradouras, que não fossem tão suscetíveis às inconstâncias e fragilidades das "políticas de governo" que cada qual busca imprimir durante o seu mandato, tão própria à personificação de vultos efêmeros como sendo verdadeiros "deuses", quando, na verdade, são "apenas" administradores de uma enorme responsabilidade e, como tal, desejavelmente, sujeitos a "freios e contrapesos" que essa almejada política de estado contribuiria bastante para tornar mais efetiva.

Envolto nesses pensamentos, abri espaço na mente para rápida divagação a respeito de uma mensagem que acabara de receber em meu celular, de uma pessoa muito estimada, relativa a fato que estava acontecendo em sua casa, naquele momento, e que, por sua vez, remetia a uma consideração que fizera à sua família, pertinente ao dia do meu casamento, há vinte e sete anos.

Daí troquei mais algumas mensagens com essa concunhada e comadre e, firme na minha premissa de que a inspiração é apenas uma simples e imperdível passageira de seus efeitos, mandei-lhe essa: "pois é comadre... A essência da vida é que sejamos assim... Passaremos! Mas, que façamos "a vez"! Isso é bom demais! Afinal, quem poderia imaginar!... Independentemente daquilo que não dependa de nós,... Façamos a vez! Nas coisas mais grandiosas e nas mais simples. E terá valido a pena! Difícil é aceitar, mas é isso! E continue sempre em busca de "fazer a vez". Afinal, você não somente faz, como ainda inspira. Fique com Deus!"

Enfim, é isso! Se você ficar triste, alegre, ou mesmo "indiferente" (com pequena margem de "erro", para lá ou para cá, nos adjetivos ora disponibilizados) ao resultado das eleições de hoje, seja você quem for, não deixe de aceitar e acreditar na sua importância em "fazer a vez" na sua vida e na de outras pessoas., independentemente de fatos que sejam de acordo ou contrário às suas expectativas.

Tenha isso como meta, ou seja, sua "política de estado", pois, assim, mesmo que as próprias "políticas de governo" suas e as de outras pessoas que interfiram na sua, acabem levando a oscilações naturais, não serão capazes de alterar a sua consciência sobre a importância que você próprio tem para os rumos de sua vida e de tantas outras pessoas, no exercício de sua fatia, de forma mais simples ou mais rebuscada, porém, em todos presente, do mais puro e belo poder!

Nenhum comentário:

Postar um comentário